domingo, fevereiro 11, 2007

Vitória!

Depois da desilusão de 1998 este dia 11 de Fevereiro tem um sabor especial. A vitória do sim mostra como a lei que tínhamos já não servia a esta sociedade.

Os julgamentos nos tribunais de Aveiro, Maia e de Setúbal das mulheres que abortaram foram na minha opinião decisivos. O “não” começou a perder votos quando as imagens destes julgamentos passaram na televisão. As pessoas perceberam que esta possibilidade estava na lei e que, se se mantivesse, qualquer mulher poderia estar dependente da bondade e da esmola da justiça. Se esta não fosse benevolente poderia mesmo haver condenação. Os defensores do “não” disseram que nenhuma mulher foi presa. O simples facto de uma mulher poder ir a julgamento já é mau demais! E o pior é que, apesar de não estar nenhuma mulher na prisão, algumas foram mesmo condenadas. Isso é inadmissível e quase 60% dos votantes perceberam-no e deram esta vitória inequívoca ao “sim”.

O “não” também perdeu porque alguns dos seus defensores não conseguiram perder o toque radical de 1998. É bom lembrar que um dos partidários do “não”, Bagão Félix, defendeu que a pena de prisão poderia ser substituída por trabalho comunitário. Isto é tão absurdo que nem merece comentários. Felizmente do lado do “sim” evitou-se os radicalismos e os resultados foram os desejados.

Apesar da abstenção ter sido superior ao número de votantes, a percentagem de votos foi muito superior a 1998 e de certo modo o referendo sai mais consolidado. O resultado pode não ser vinculativo mas, em consequência deste, a lei vai mudar e naturalmente o referendo vai ser encarado de outro modo. Estamos sempre a reclamar do estado do país e o referendo é uma excelente oportunidade para contribuir para a construção e mudança deste.

Etiquetas: ,

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cantemos vitória, mas não afrouxemos a atenção. Há que legislar, fazendo uma lei realista, exequível e equilibrada. Há que criar as estruturas dentro do Serviço Nacional de Saude para dar resposta às mulheres que dele irão necessitar. Há que incentivar a educação sexual, a divulgação e distribuição de metodos contraceptivos, há que educar quem não sabe... enfim, isto não foi um fim, é apenas um começo. Ok, mas não deixa de ser um excelente começo. Beijinhos dos Ursinhos

10:32 da tarde, fevereiro 12, 2007  
Blogger sub71 said...

ursinho,

de acordo!

Mas é com enorme prazer que vejo os partidários do "não" a defenderem a educação sexual, a distribuição de contraceptivos e tudo aquilo que durante anos negaram e disseram que era obra do "demo".

Cederam em toda a linha e agora espero que assumam aquilo que afirmaram. Se o fizerem não haverá problemas com a legislação. Eu acredito que o PSD não vai querer demonstrar mau perder e o CDS é insignificante.

Mas claro só o tempo dirá se o "não " vai conseguir resistir à tentação de por tudo em causa.

Mas a vitória ninguém nos pode tirar.

Beijos e abraços do rotwang

11:23 da tarde, fevereiro 12, 2007  
Blogger solitarioh2005 said...

Egoismo puro

O simples facto de uma mulher poder ir a julgamento já é mau demais!

O facto de milhares virem a ser abortados não te incomoda.
Mas o facto da pobre mulher ir a julgamento porque abortou , isso já incomoda.

Isso é como alguém que diz pobre homem. Teve intimidades com a criança e vai julgamento !! Não é justo !!!!

" E a criança que ele destruiu não gente ?"

O mesmo se passa no aborto.
Lamenta-se que quem abortou vá a julgamento mas ignora-se que ouve ser humano morto.

Esse raciocinio só demonstra egoismo.

4:17 da tarde, março 04, 2007  
Blogger solitarioh2005 said...

O titulo do post demonstra a cegueira de quem o escreve .
Diz-se vitoria ? Quem vai ganhar são os donos das clinicas de abortos.
O aborto vai aumentar como aconteceu em Espanha.
Por um lado diz-se que aborto é mau.
Por outro lado grita-se vitória quando ganha uma proposta que só fará aumentar o aborto.

hà aqui uma contradição .

Tal é a cegueira que nem se entende que se canta vitória ao facto do aborto vir a aumentar dramáticamente.

4:22 da tarde, março 04, 2007  
Blogger sub71 said...

Se mais alguma vez vier a este blogue faço-o sem insultos. Eu facilmente poderia fazer afirmações sobre a cegueira dos partidários do "não"…

Em vez disso prefiro apresentar dados que mostram que está errado.

"Por outro lado grita-se vitória quando ganha uma proposta que só fará aumentar o aborto."

Consulte este sítio:

http://www.guttmacher.org/pubs/journals/2504499.html

"Conclusions: In developed countries with high abortion rates, use of abortion is likely to fall rapidly when a range of contraceptive methods become widely available and effectively used. Legalization of abortion and access to abortion services do not lead to increased reliance on abortion for fertility control in the long term ; in developed countries with these conditions, the predominant trend in abortion rates has been downward."

Há uma tabela com dados neste sítio. Consulte-a! Na esmagadora dos países ocidentais houve um decréscimo. Por isso da próxima vez utilize outro argumento…

Claro que a liberalização do aborto tem de ser combinada com a utilização generalizada de contraceptivos. Ninguém quer que o aborto seja utilizado como método contraceptivo. Mas para isso é necessário defender sem hesitações o recurso a estes. E a Igreja está preparada para o fazer na missa?

E por muito que lhe custe o "sim" ganhou… dai o título desta entrada!

7:37 da manhã, março 05, 2007  

Enviar um comentário

<< Home